Numa fase negra para a indústria dos videojogos, em que as gigantes ocidentais como a Sony e a Microsoft fecham estúdios e despedem centenas de pessoas, a Nintendo decidiu fazer o contrário. A casa do Super Mario anunciou um aumento de 10% no salário base dos seus funcionários.

O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, numa reunião com os acionistas. Ao contrário do que é habitual no ocidente, onde as empresas costumam cortar postos de trabalho para apresentar melhores resultados financeiros aos investidores, a Nintendo quer melhorar as condições de trabalho para manter os seus melhores colaboradores num mercado super competitivo.

"Mantemos os salários a um nível adequado", explicou Furukawa aos acionistas. "Acreditamos que é importante garantir que a compensação permaneça num padrão apropriado. Por exemplo, aumentámos as remunerações, incluindo a subida dos salários base em 10%."

O combate à inflação e a Nintendo Difference

Esta é uma decisão que faz parte de uma tendência geral no Japão. Várias empresas japonesas estão a reavaliar as suas políticas de remuneração para combater a inflação e atrair profissionais altamente qualificados, especialmente nas áreas da tecnologia e do desenvolvimento de software.

Curiosamente, esta não é a primeira vez que a gigante de Quioto toma esta atitude: a empresa já tinha aumentado os salários em fevereiro de 2023, e a estratégia parece estar a dar bons resultados.

O mercado chama a este tipo de atitudes a Nintendo Difference. A empresa sempre demonstrou um enorme respeito pelo talento dos seus criadores, algo que se torna ainda mais crítico no atual momento histórico, em que os criadores da velha guarda estão a passar o testemunho às novas gerações de produtores.

Fonte